A secretária de Saúde de Santiago, Gisélle Kollinski Ribeiro, comemora uma conquista para a cidade: a implantação do serviço de Teleoftalmo, um projeto de telediagnóstico da saúde ocular. Ele é feito em parceria entre a Associação Hospitalar Moinhos de Vento, o Ministério da Saúde, o programa Telessaúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Secretaria Estadual da Saúde.

– Esse programa tem como objetivo otimizar o acesso das pessoas ao diagnóstico e manejo de condições oftalmológicas e qualificar a fila de espera para o médico especialista – diz Gisélle.
Em Santiago, o Teleoftalmo passará a funcionar até novembro, no Centro Materno, tornando-se referência para todos os 43 municípios da 4ª e da 10ª coordenadorias regionais da Saúde. O investimento em material para o consultório remoto será de R$ 500 mil, financiados pelo Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre.
Maquete da escultura de Érico Veríssimo é divulgada
A pesquisadora do Hospital Moinhos de Vento, fonaudióloga Taís de Campos Moreira, apresentou, na semana passada, o projeto ao prefeito Tiago Gorski (PP), à secretária Gisélle e às equipes de saúde e de tecnologia da prefeitura. Serão realizadas as seguintes avaliações: aferição da acuidade visual, medição da pressão ocular, documentação fotográfica do aspecto externo do olho, erros de refração (miopia, hipermetropia, astigmatismo, presbiopia e vista cansada).
Serão feitas 528 avaliações oftálmicas mensais, 24 por dia realizadas em cada município sede, totalizando um acréscimo de 3.696 atendimentos oftálmicos no Estado.
Consultórios remotos no Estado
Santiago ficou dentro no mapa dos consultórios remotos no Estado, que incluem também as cidades de Porto Alegre, Santa Rosa, Santa Cruz do Sul, Pelotas, Passo Fundo e Farroupilha. Os encaminhamentos serão feitos pelo médico da atenção primária via Plataforma de Telessaúde/MS.
Suicídio: como ajudar a reconstruir a vida de quem ficou
O exame será realizado remotamente pelos oftalmologistas do Telessaúde RS-UFRGS com apoio presencial da equipe de enfermagem do consultório remoto.
* Com informações da prefeitura de Santiago